top of page

A Fisioterapia na Síndrome de Leigh

  • Foto do escritor: Síndrome de Leigh
    Síndrome de Leigh
  • 2 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura

A Fisioterapia, junto a outros tratamentos, busca melhorar a qualidade de vida dos pacientes com a síndrome, manter a funcionalidade restante e aumentar a expectativa de vida que é, geralmente, muito baixa.



Tendo em vista que os sistemas mais afetados são o muscular, o nervoso e o respiratório, o fisioterapeuta é capacitado para atuar nesses aspectos, visando dar uma melhor qualidade de vida e alta chance de melhora funcional para esses pacientes.


Na síndrome de Leigh, os objetivos fisioterapêuticos são, principalmente: diminuição da espasticidade (hipertonia e hiperreflexia) em MMSS (membros superiores) e MMII (membros inferiores), o ganho de amplitude de movimento, o ganho de controle de tronco e cervical, a melhora dos movimentos de flexão e extensão de MMII e MMSS e a melhora da função respiratória. Um exemplo dessa atuação é o uso de exercitadores respiratórios - aparelhos destinados ao treino da respiração do paciente que auxiliam o desempenho muscular do pulmão e sua capacidade respiratória, aumentando a oxigenação.


Além disso, um estudo de 2019 mostrou que um programa de Fisioterapia, voltado para a reabilitação de uma criança de 7 anos, teve bons resultados, com melhorias em ações como sentar, ficar em pé e andar.


Programas de Fisioterapia com intervenção precoce também são efetivos para ajudar no desenvolvimento neurológico de pacientes com a síndrome.


As metas de um programa de reabilitação são reduzir a incapacidade e aperfeiçoar a função.


A Fisioterapia na Prática


A Síndrome de Leigh é uma encefalopatia mitocondrial. Devido à sua raridade, não conseguimos encontrar um vídeo que falasse sobre o tratamento dela em específico. O vídeo a seguir fala um pouco sobre a atuação do fisioterapeuta nas miopatias mitocondriais de forma geral. Dessa forma, ele nos auxilia a entender um pouco mais sobre como é a Fisioterapia na prática em casos como o da Síndrome de Leigh.



 
 
 

Comments


Obrigada pela visita!
Dúvidas, Críticas ou Sugestões:

Obrigada pelo envio!

bottom of page